terça-feira, 25 de março de 2014

Hematócrito


Esse exame é usado para avaliar:

Anemia.
policitemia.
Resposta ao tratamento de anemia ou de policitemia.
desidratação.
Decisão de transfusão de sangue em anemias graves.
Eficácia de transfusões de sangue.


O hematócrito, em geral, é pedido como parte do hemograma. É repetido em intervalos regulares. 

Em muitos casos, inclui:

Diagnóstico de anemia e de policitemia.
Monitoração do tratamento de anemia.
Recuperação de desidratação.
Monitoração de sangramento, para avaliar sua gravidade.


O que significa o resultado do exame?

Diminuição do hematócrito indica anemia, como a que é provocada por deficiência de ferro ou outras deficiências. Também são necessários outros exames para determinar a causa da anemia.

As demais causas de anemia e diminuição do hematócrito incluem deficiências de vitaminas e minerais, sangramento recente, cirrose hepática e câncer.

A causa mais comum de aumento do hematócrito é desidratação. Ele volta ao normal com ingestão adequada de líquidos.

Aumento do hematócrito pode também refletir policitemia, uma produção excessiva de hemácias, que pode ser resultado de um problema da medula óssea (policitemia vera) ou, com maior frequência, a uma compensação de problemas pulmonares (a medula óssea produz mais hemácias para aumentar o transporte de oxigênio para o corpo). Qualquer aumento persistente do hematócrito deve ter sua causa determinada pelo médico.

Em geral, não se considera necessário fazer transfusões de sangue enquanto a pessoa tem hemoglobina acima de 8,0 g/dL ou um hematócrito acima de 24%.

A gravidez em geral diminui um pouco o hematócrito devido ao aumento do volume plasmático.

Pessoas que vivem em grandes altitudes têm hematócrito aumentado, como resposta à baixa quantidade de oxigênio no ar dessas regiões.


O que está sendo pesquisado?

Hematócrito é uma medida da proporção de hemácias no sangue. O valor é expresso como um percentagem ou uma fração de hemácias no sangue. Por exemplo, um hematócrito de 40% significa que há 40 ml de hemácias em 100 ml de sangue.

O hematócrito se eleva quando o número de hemácias aumenta ou quando o volume de plasma diminui, como na desidratação. O hematócrito diminui até menos que o normal, indicando anemia, quando reduz a produção ou aumenta a destruição de hemácias, e quando há perda de sangue por hemorragia.

O hematócrito reflete o número de hemácias e seu volume (volume globular médio ou VGM). Se o tamanho das hemácias diminui, o hematócrito também diminui, e vice-versa.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra é obtida retirando sangue com uma agulha de uma veia do braço ou por uma picada em um dedo (crianças e adultos) ou em um calcanhar (em recém-nascidos).

O exame é feito por profissionais de laboratório especializados.

Pessoas com doenças crônicas (como artrite reumatoide), doenças de sangue hereditárias ou desnutrição têm risco maior de valores baixos do hematócrito (anemia). Mulheres em idade fértil podem apresentar diminuições temporárias do hematócrito durante os períodos menstruais e na gravidez. Mulheres em idade fértil têm também um risco maior de anemia por deficiência de ferro.

Fonte:www.labtestsonline.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário