segunda-feira, 13 de maio de 2013

Hemograma


Por que fazer este exame?

Para triagem e monitoração de muitos distúrbios, por exemplo, anemia.

Quando fazer este exame?

Como parte de uma avaliação clínica de rotina ou quando pedido pelo médico.

Amostra:

Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou de uma picada em um dedo ou calcanhar (recém-nascidos).

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

A amostra

O que está sendo pesquisado?

O hemograma é uma avaliação automatizada das células do sangue. Este exame inclui: 
Contagem de leucócitos 
Contagem de hemácias 
Hemoglobina 
Hematócrito 
Volume globular médio (VGM), também chamado Volume Corpuscular Médio (VCM) 
Hemoglobina globular média (HGM, ou HCM) 
Concentração de hemoglobina globular média (CHGM, ou CHCM) 
Contagem de plaquetas 

Os resultados do hemograma fornecem informações sobre os números de células e também sobre o tamanho, a forma e algumas características das células. Além disso, pode ser necessário pedir uma contagem diferencial de leucócitos, que identifica diferentes tipos de leucócitos. No Brasil, a maioria dos laboratórios só realiza a contagem diferencial manual quando julga necessário fazê-la ou quando o médico a solicita. Nos demais casos, os laboratórios indicam a contagem automatizada, que diferencia os tipos principais de leucócitos.

Anormalidades de um ou mais tipos de células podem precisar de confirmação visual pela observação, ao microscópio, de um esfregaço de sangue. Neste exame, uma gota de sangue é espalhada sobre uma lâmina de vidro, secada e corada com corantes especiais. Um especialista em laboratório avalia, então, ao microscópio as características das células. As informações adicionais são anotadas e relatadas ao médico.

O sangue é formado por células suspensas em um líquido, chamado plasma. As células, hemácias, leucócitos e plaquetas são produzidas principalmente na medula óssea e, em condições normais, liberadas para a circulação na medida do necessário.


Leucócitos

Há cinco tipos diferentes de leucócitos que o corpo usa para manter-se saudável e combater infecções e outras causas de lesão. São os neutrófilos, os linfócitos, os basófilos, os eosinófilos e os monócitos. Suas quantidades no sangue são relativamente estáveis, mas podem variar para mais e para menos dependendo do que ocorre no corpo. Por exemplo, uma infecção pode aumentar o número de neutrófilos, que combatem as bactérias. Quando há uma alergia, pode haver aumento do número de eosinófilos, que liberam substâncias (anti-histamínicos) que diminuem os efeitos da alergia. Linfócitos podem ser estimulados para produzirem imunoglobulinas (anticorpos). Em algumas leucemias, há proliferação de leucócitos imaturos (blastos), aumentando a contagem de leucócitos.



Hemácias

Hemácias são discos vermelhos pálidos, mais finos no centro do que na periferia. Elas contêm hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio no sangue. O hemograma mostra se há hemácias suficientes no sangue e se elas têm características normais. Hemácias normais apresentam o mesmo tamanho e forma. Entretanto, podem ocorrer variações quando há anemia por deficiência de folato ou de vitamina B12, deficiência de ferro ou muitos outros problemas. Se o número de hemácias estiver reduzido, o paciente tem anemia e pode apresentar sintomas como fadiga e fraqueza. Com menor frequência, pode haver excesso de hemácias no sangue (eritrocitose ou policitemia), o que, em casos extremos, prejudica o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos. 


Plaquetas

Plaquetas são fragmentos de células e têm um papel importante na coagulação do sangue. Quando seu número diminui, há um risco maior de sangramento excessivo e de equimoses. O hemograma mede o número e o tamanho das plaquetas no sangue. Em alguns casos, pode haver plaquetas gigantes ou grumos (aglomerações) de plaquetas que dificultam as medidas do aparelho, e será necessário fazer o exame do esfregaço de sangue.

Como a amostra é obtida para o exame?

O hemograma é feito com uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço com uma agulha. Em alguns casos, o laboratório pode obter ainda um pouco de sangue com uma picada no dedo para fazer imediatamente uma lâmina (chamada de "ponta-de-dedo").

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Nenhuma preparação é necessária.











Nenhum comentário:

Postar um comentário