quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sumário de Urina, Urinálise, EAS.



Por que fazer este exame?

Para pesquisar distúrbios renais, metabólicos e infecções urinárias

Quando fazer este exame?

Como um exame de rotina ou quando há sintomas de infecção urinária; como parte da avaliação na gravidez ou no pré-operatório.



Amostra:

Cerca de 20 mililitros de urina. A primeira amostra da manhã é mais útil.

É necessária alguma preparação?

Nenhuma.

Na amostra

O que está sendo pesquisado?

A urinálise é um grupo de exames químicos e microscópicos. Detecta produtos normais e anormais do metabolismo, células, fragmentos de células e bactérias na urina. Os rins filtram o sangue, eliminando na urina restos metabólicos desnecessários, como ureia e creatinina, e conservando substâncias necessárias e reaproveitáveis, como proteínas e glicose. Alterações da composição da urina podem indicar problemas metabólicos ou problemas renais.

Muitos distúrbios afetam a composição da urina, principalmente aumentando a quantidade de substâncias, como proteínas, glicose ou bilirrubina, e células, como leucócitos e hemácias. Concentrações aumentadas de componentes que não são encontrados normalmente em quantidade significativa na urina podem ocorrer porque:
A quantidade no sangue está aumentada, e os rins estão eliminando o excesso.
A função renal está comprometida por uma doença.
Há uma infecção urinária, no caso de bactérias e leucócitos em excesso na urina.

A urinálise inclui três fases:

Exame visual, que avalia a cor e a transparência da urina;
Exame químico, que avalia 10 componentes da urina que podem estar alterados;
Exame microscópico, que identifica e determina a quantidade e o tipo de células, bactérias, cristais e outros componentes que podem ocorrer na urina.

As duas primeiras fases podem ser feitas no consultório médico. A terceira é feita no laboratório.

Como a amostra é obtida para o exame?

A amostra de urina para urinálise pode ser colhida em qualquer momento. A primeira amostra de urina da manhã é considerada melhor porque a urina está mais concentrada e tem maior probabilidade de mostrar anormalidades.

É importante lavar a genitália antes de colher a urina porque esta pode ser contaminada por bactérias e por células da pele que circunda a uretra, e interferir nos resultados. Mulheres devem afastar os lábios da vulva e limpar a saída da uretra com movimentos da frente para trás, evitando a contaminação da urina com materiais e células da pele ou da vagina. Homens devem limpar a ponta do pênis. Quando iniciar a micção, deve ser desprezado um pouco de urina para dentro do vaso sanitário. O jato seguinte deve ser usado para encher o frasco de coleta. Feito isso, continuar a micção no vaso até ela terminar. Esse tipo de coleta é chamado urina de coleta de “jato médio”.

A urina colhida deve ser examinada logo. Se for necessária uma hora ou mais para o transporte até o laboratório, a amostra deve ser refrigerada ou adicionado um conservante.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Nenhuma preparação é necessária, mas as instruções de colheita devem ser obedecidas como descrito acima.

Como o exame é usado?

A urinálise é usada como um recurso de triagem ou de diagnóstico porque detecta anormalidades de substâncias e de células associadas a distúrbios renais ou metabólicos e infecções urinárias. Pode ser pedida também em intervalos, para acompanhar a evolução de um problema antes e após o tratamento.

Quando o exame é pedido?

A urinálise pode ser pedida como um exame de rotina antes de uma internação, de uma cirurgia ou durante a gravidez. É pedida sempre quando há sinais e sintomas de infecção urinária ou de doença renal. Alguns desses sinais:
Dor abdominal.
Dor nas costas.
Micção frequente ou dolorosa.
Sangue na urina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário