segunda-feira, 13 de maio de 2013

Entenda o Hemograma




Como o exame é usado? 

O hemograma é usado como um exame de triagem de distúrbios como anemia, infecção e muitos outros. Na realidade, é um painel de testes que examina as diferentes células do sangue, incluindo: 

· Contagem de leucócitos: mede o número de leucócitos de qualquer tipo em um volume de sangue. Aumentos e diminuições podem ter significado. 

· Contagem diferencial de leucócitos: determina a proporção de cada tipo de leucócitos. Há cinco tipos diferentes:neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos, e basófilos. 

· Contagem de hemácias: mede o número de hemácias em um volume de sangue. Diminuição ou aumento indicam estados anormais. 

· Hemoglobina: mede a quantidade de hemoglobina em um volume de sangue. 

· Hematócrito: mede o volume percentual de hemácias em um volume de sangue. 

· Contagem de plaquetas: determina o número de plaquetas em um volume de sangue. Aumentos e diminuições podem indicar anormalidades com sangramento excessivo ou risco de coágulos. O volume plaquetário médio (MPV) é uma medida do tamanho médio das plaquetas. Plaquetas novas são maiores, e um aumento do MPV ocorre quando aumenta a produção de plaquetas. O MPV dá ao médico uma indicação da produção de plaquetas na medula óssea. 

· Volume globular médio (VGM ou VCM ou MCV): é uma medida do tamanho médio das hemácias. Aumenta quando as hemácias são maiores que o normal (macrocitose), como na anemia causada por deficiência de vitamina B12. Diminui quando as hemácias são menores que o normal (microcitose), como visto na anemia por deficiência de ferroe na talassemia. 

· Hemoglobina globular média (HGM ou HCM): é um cálculo da quantidade média de hemoglobina em cada hemácia. Hemácias macrocíticas são maiores e têm uma HGM maior. Hemácias microcíticas são menores e têm uma HGM menor. 

· Concentração de hemoglobina globular média (CHGM ou CHCM): é um cálculo da quantidade de hemoglobina em um volume de hemácias. Valores baixos são vistos quando a hemoglobina está diluída dentro das hemácias, como na anemia por deficiência de ferro e na talassemia. Valores aumentados ocorrem quando a hemoglobina está mais concentrada dentro das hemácias, como em pacientes queimados e na esferocitose hereditária. 

· Amplitude de distribuição das hemácias (RDW): indica a variação de tamanho das hemácias. Em algumas anemias, como a anemia perniciosa, a variação do tamanho (anisocitose) e do formato das hemácias (poiquilocitose) causa um aumento da RDW. 


Quando o exame é pedido? 

O hemograma é um exame muito comum. Muitos pacientes o fazem como parte da avaliação de seu estado de saúde geral. Se o paciente estiver bem e as populações de células do sangue normais, não há necessidade de fazer outro hemograma até que haja alterações do estado de saúde ou quando o médico determinar. 

Se o paciente tem sintomas como fadiga e fraqueza, ou infecção, inflamação, equimoses ou sangramento, o médico pode pedir um hemograma para avaliar a causa. Aumento dos leucócitos pode confirmar uma infecção e sugerir outros exames para identificação da causa. 

A diminuição da contagem de hemácias (anemia) pode ser mais avaliada por alterações do tamanho e da forma das hemácias, para determinar se a causa é diminuição da produção, aumento da perda de sangue ou destruição excessiva de hemácias. Uma contagem de plaquetas baixa ou muito alta pode confirmar uma causa de sangramento excessivo ou uma tendência a trombose, e pode estar associada a doenças da medula óssea, como leucemia. 

Muitas doenças ou estados clínicos resultam em aumento ou diminuição das populações de células. Algumas exigem tratamento, enquanto outras se resolvem sozinhas. Determinadas doenças, como câncer (e quimioterapia) podem afetar a produção de células na medula óssea, aumentando a proporção de um tipo de célula ou diminuindo a produção total de células. Alguns medicamentos podem aumentar a contagem de leucócitos, e deficiências de algumas vitaminas e minerais podem causar anemia. O médico pode pedir o hemograma periodicamente para monitorar esses problemas e seu tratamento. 

O que significa o resultado do exame?

O quadro abaixo explica o significado de aumentos ou diminuições de cada componente do hemograma.


EXAME
O QUE É
AUMENTO OU DIMINUIÇÃO
Leucócitos
Contagem de leucócitos
Aumento com infecções, inflamação, câncer, leucemia. Diminuição com alguns medicamentos (como o metotrexato), alguns processos autoimunes, algumas infecções graves e destruição ou aplasia da medula óssea.
Neutrófilos %
Proporção deneutrófilos/Bast/Seg/Gran
Essa é uma população que varia um pouco a cada dia, dependendo do que ocorre no corpo. Aumentos ou diminuições de tipos específicos estão associados a diferentes problemas agudos ou crônicos. Um exemplo é a elevação do número de linfócitos vista na leucemia linfoide crônica. Aumento dos eosinófilos pode sugerir parasitoses ou alergias. Para mais informações, veja esfregaço de sangue e leucócitos.
Linfócitos %
Proporção de linfócitos
Monócitos %
Proporção de monócitos
Eosinófilos %
Proporção de eosinófilos
Basófilos %
Proporção de basófilos
Neutrófilos
Contagem de neutrófilos 
Linfócitos
Contagem de linfócitos 
Monócitos
Contagem de monócitos 
Eosinófilos
Contagem de eosinófilos
Basófilos
Contagem de basófilos 
Hemácias
Contagem de hemácias 
Diminuição em alguns tipos de anemias. Há aumento quando ocorre produção excessiva (policitemia) ou quando há concentração por perda de líquido, como em diarreias, desidratação ou queimaduras.
Hemoglobina
Dosagem de hemoglobina
Reflete o resultado da contagem de hemácias.
Hematócrito
Proporção de hemácias
Reflete o resultado da contagem de hemácias.
VGM
Volume globular médio
Aumenta nas deficiências de folato e de vitamina B12. Diminui na deficiência de ferro e nas talassemias
HGM
Hemoglobina globular média
Reflete o resultado do VGM.
MCHC
Concentração de hemoglobina globular média
Pode diminuir quando o VGM está baixo. O aumento é limitado pela quantidade de hemoglobina que cabe na hemácia.
RDW
Distribuição de tamanho das hemácias
Aumento da RDW indica variação de tamanho das hemácias. Hemácias imaturas são maiores.
Plaquetas
Contagem de plaquetas
Diminuídas ou aumentadas em estados que afetam a produção. Aumentadas com sangramento. Diminuídas em alguns distúrbios hereditários (Wiskott-Aldrich, Bernard-Soulier), lúpus eritematoso sistêmico,anemia perniciosa, hiperesplenismo (são retiradas da circulação pelo baço), leucemia e quimioterapia.
MPV
Volume plaquetário médio 
Varia com a produção de plaquetas porque as mais jovens são maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário