terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pesquisa de Sangue Oculto Fecal


A amostra

O exame sangue oculto fecal pesquisa sangue nas fezes que não é percebido pelo simples olhar. O resultado positivo indica sangramento em algum ponto do tubo digestivo.


Há vários métodos de pesquisa de sangue nas fezes. 




Teste do Guáiacol


No método de cartões com guaiacol, o médico ou o laboratório fornece um ou mais cartões de teste.A reação do Guáiaco é uma técnica baseada na reação do guáiaco, uma resina natural extraída a partir da madeira da Guaiacum officinale, uma árvore nativa do Caribe e da costa norte da América do Sul, que tem como princípio a atividade pseudoperoxidase da hemoglobina, liberando o oxigênio do peróxido de hidrogênio do heme, que por sua vez catalisa a oxidação dos compostos fenólicos presentes no guáiaco (incolor) resultando na formação de quinona colorida (azul). O guaiaco é também aplicado para o tratamento da sífilis, estimular o sistema digestivo, tratar o reumatismo, dores de garganta causadas pela faringite e laringite e aliviar dores de dentes. São usadas várias amostras de fezes, em geral de três evacuações diferentes e em três dias consecutivos. Cada amostra é colhida em um frasco limpo e não deve ser contaminada com urina ou com água. Um cartão reagente é identificado com o nome do paciente e a data. É aplicada uma camada fina de fezes com um bastão na área marcada do cartão. Quando a amostra seca, o cartão é entregue ao médico ou ao laboratório.



Teste de Haemocult

Utilizado pela primeira vez em 1967, por David H. Greegor, na Alemanha, o Teste de Haemocult é um teste de rastreio simples que detecta sangue nas fezes (movimentos intestinais). É um teste muito sensível e pode detectar um pequeno traço de sangue antes mesmo que seja visível a olho nu. Em medicina, o prefixo “heme” refere-se a sangue, como em “hematologia”. O sangue que está escondido ”a olho nu” é chamado de sangramento “oculto” , daí o nome Hemoccult para “sangue oculto”.

O exame baseia-se na recolha de 3 amostras de fezes que são espalhadas em uma camada fina na parte da frente de um envelope para teste, no qual serão aplicadas duas gotas de solução (resina do guáiaco) para revelação. Caso o exame apresente resultado positivo, após 30 segundos haverá uma coloração azul a qual provem da conversão do guáiaco incolor pela ação da atividade pseudoperoxidase na presença de um desenvolvedor presente no envelope que contém peróxido de hidrogênio. Caso seja negativo não haverá mudança de coloração.

Teste HEXAGON OBScreen


Esse método é composto de um papel impregnado com guáiaco emoldurado por um cartão grosso que permite a aplicação de amostras de um lado e o desenvolvimento e interpretação de outro lado. Quando uma amostra fecal contendo sangue oculto é aplicada no papel teste, o contato é feito entre a hemoglobina e o guáiaco. A reação da pseudoperoxidade ocorrerá após 30 segundos com a formação do cromatógeno azul.


Reação da benzidina (teste de Adler Ascarelli)

A técnica consiste em espalhar uma pequena quantidade de fezes sobre o papel de filtro limpo e colocar duas gotas de água oxigenada sobre o esfregaço. Adicionar duas gotas de solução de benzidina. Observar a cor imediatamente. Se não houver mudança de cor, a reação é negativa. Cor esverdeada-azulada é reação fracamente positiva, sendo a cor azul intensa indicativo de reação positiva.

Reação de Meyer-Johannessen

Esse método consiste na redução da fenolftaleína pelo zinco para anidrido ftálico, que é oxidado pelo oxigênio liberado da água oxigenada pelo sangue, transformando-se de novo em fenolftaleína. Tem-se uma coloração vermelha pelo fato do meio ser alcalino. Coloca-se 5 ml de uma diluição de fezes próximo a 5% em um tubo de ensaio e adiciona 0,5 a 1,0 ml do reativo de Meyer-Johannessen , em seguida, duas a quatro gotas de água oxigenada. Caso haja presença de sangue, surge uma coloração vermelha imediatamente. As diferentes variações da coloração avermelhada são classificadas em positivas de uma a quatro cruzes.

Os testes citados acima requerem uma dieta especial antes do exame feita pelo paciente.

Exame de fezes imunoquímico

Esse método é um teste imunoensaio cromatográfico utilizando dois anticorpos monoclonais para a detecção da hemoglobina humana nas fezes. Este é o único método no qual são dispensados os cuidados e preparativos dos pacientes, citados como essenciais para todas as demais técnicas citadas. Pelo fato de utilizar anticorpos criados contra a molécula de globina da hemoglobina humana, esse teste detecta a presença intacta de hemoglobina humana ou os produtos da sua degradação precoce. Eles evitam a interferência de compostos que são conhecidos por afetar os testes de sangue oculto.


Esses métodos podem detectar sangue proveniente de qualquer parte do tubo digestivo, incluindo sangramento nas gengivas após procedimentos dentários ou causado por doença das gengivas. Também pode ser detectado sangramento gástrico após tomar aspirina. Por isso, recomenda-se que o paciente evite fazer qualquer procedimento dentário e usar aspirina por até três dias antes da colheita da amostra.


Esses dois exames dependem de uma reação química que provoca alteração de cor quando o teste é positivo. Alguns alimentos, como carne vermelha, brócolis, nabo e rabanetes, medicamentos, como colchicina, e oxidantes, como iodo e ácido bórico, podem provocar a mesma reação mesmo sem haver sangramento digestivo (resultado falso positivo). Por outra lado, a vitamina C inibe a reação, mesmo na presença de sangue (resultado falso negativo).

O médico ou o laboratório fornecem uma lista dos cuidados a serem tomados antes da colheita, que também estão relacionados no kit de colheita. Fale com seu médico antes de suspender qualquer medicamento.

Para o método imunoquímico, nenhuma preparação é necessária. Esse exame só detecta sangramento da parte final do tubo digestivo (cólon).


O principal uso do sangue oculto fecal é para triagem de câncer de cólon. Sangue nas fezes pode ser o único sinal de câncer inicial e sua detecção precoce aumenta a probabilidade de cura. A presença de sangue oculto pode ser devida a outras doenças, e são necessários outros procedimentos para descobrir a causa do sangramento.

Sangue oculto fecal também é usado para pesquisar uma causa de anemia, como sangramento de úlcera. O médico pode pedir o exame se o paciente apresenta sinais e sintomas de anemia, como fadiga e queda da hemoglobina e do hematócrito.


A pesquisa de sangue oculto fecal é feita com maior frequência como parte de um exame de rotina. É usada principalmente para triagem de câncer de cólon. A  American Cancer Society e outras organizações recomendam que o exame seja realizado anualmente por quem tem mais de 50 anos de idade. A maioria das pessoas que faz o exame é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas.



O medico também pode pedir esse exame se o paciente apresentar uma anemia não explicada, possivelmente causada por sangramento no tubo digestivo.


O sangue oculto fecal normalmente é negativo. Um resultado positivo significa que há sangramento em alguma parte do tubo digestivo, possivelmente devido a sangramento gengival ou nasal, úlceras, doença inflamatória intestinal, diverticulite, bleeding polipose, hemorroidas ou tumores benignos ou malignos. Qualquer protrusão para o lúmen intestinal, como um pólipo ou um tumor, sofre o atrito do bolo fecal e pode apresentar sangramento intermitente. Com frequência, uma pequena quantidade de sangue é o primeiro e o único sinal precoce de câncer de cólon, o que torna esse exame uma valiosa ferramenta de triagem.


O sangramento intestinal, especialmente de pólipos e tumores, pode ser intermitente. A colheita de três amostras em dias sucessivos aumenta a probabilidade de detecção nesses casos.

Perguntas frequentes

1. Os exames feitos em casa são tão bons quanto os enviados para o laboratório?


O exame do vaso sanitário é bastante sensível, mas o médico pode preferir os que são enviados ao laboratório (cartão de guaiacol ou método imunoquímico). Como a mudança de cor está sujeita à interpretação do observador, exames enviados a um laboratório podem ser mais confiáveis porque os profissionais de laboratório têm mais experiência na interpretação de alterações sutis de cor e conhecem as causas de resultados falso negativos e falso positivos.


2. Que tipos de procedimentos são feitos após resultado positivo de sangue oculto fecal?


O sangue oculto fecal pode ser precedido por um exame retal digital e seguido por: 

Fonte: AQUI

1 . Sigmoidoscopia: exame do reto e da parte inferior do cólon com um instrumento iluminado para procurar anormalidades, como pólipos; 

2 . Colonoscopia: exame endoscópico mais completo do reto e de todo o cólon;

3 . Clister opaco: técnica radiológica de exame do cólon e do reto.


3. Há outros exames de fezes para pesquisa de câncer colorretal?


Sim. Há um exame que pesquisa certas alterações do DNA nas células tumorais que descamam nas fezes. Os estudos mostram que esse exame tem uma sensibilidade aceitável, embora não identifique todos os tipos de câncer colorretal. Em 2008, a American Cancer Society e outras entidades adicionaram esse exame à lista dos recomendados para triagem de câncer colorretal.


            http://www.especialista24.com/

2 comentários:

  1. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - + 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICENÇA, CANAL, LITROS, CANCELAMENTO, CANCELAS, COLD

    ResponderExcluir
  2. Então tá. .. já que cura tudo,não precisamos mais de médicos...

    ResponderExcluir