terça-feira, 30 de abril de 2013

Exame do escarro – Diagnóstico de tuberculose


Coleta da amostra de escarro para exame laboratorial

Na rede SUS o paciente pode procurar o posto de saúde do bairro onde mora e fazer uma consulta com o médico e ele vai solicitar o exame, que poderá ser realizado no laboratório do próprio posto de saúde .

A coleta do escarro deve ser feita em um pote de boca larga, tampa rosqueável e ser de plástico transparente.

Quantas amostras de escarro devem ser coletadas para realização do exame diagnóstico?

Segundo as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, deve ser coletado duas amostras de escarro de cada paciente, aumentando as chances de obter um resultado positivo.

As amostras devem ser coletadas desta forma:

Primeira amostra coletada quando o paciente procura a rede de atendimento de saúde com sintomas respiratórios, assim garantimos a realização do exame laboratorial. Não é necessário estar em jejum.

Segunda amostra deve ser coletada na manhã do dia seguinte, assim que o paciente despertar. Essa amostra geralmente tem maior quantidade de bacilos.


Orientações para coleta de amostra de escarro:

  • Coleta da primeira amostra na unidade de saúde.
  • Lave a boca fazendo bochechos com bastante água (não é necessário estar em jejum).
  • Fique em local arejado, ao ar livre e sozinho.
  • Abra o pote fornecido pela unidade de saúde.
Force a tosse, assim:
  • Inspire profundamente, puxando o ar pelo nariz e fique com a boca fechada, prenda a respiração por alguns instantes e solte o ar lentamente pela boca. Faça isso mais duas vezes.
  • Inspire profundamente mais uma vez, prenda a respiração por alguns instantes e solte o ar com força e rapidamente pela boca.
  • Inspire profundamente mais uma vez, prenda a respiração por alguns instantes e, em seguida, force a tosse para poder liberar o escarro que está dentro do pulmão.
  • Escarre diretamente dentro do pote. Cuidado, evite que o escarro escorra por fora do pote.
  • Repita as orientações por mais duas vezes até conseguir uma quantidade maior de amostra.
  • Feche firmemente o pote e proteja da luz solar, carregue sempre com a boca para voltada para cima e entregue ao profissional que deu as informações de coleta.
Coleta da segunda amostra

  • Para coletar a segunda amostra é importante que no dia anterior à coleta a pessoa beba muita água, no mínimo 8 copos de água (ajuda a soltar o escarro que está no pulmão) e durma sem travesseiro, facilita a saída do escarro na hora da coleta.
  • No dia da coleta assim que despertar , lave a boca com água e neste caso em jejum, force a tosse e escarre dentro do pote, seguindo as orientações da coleta da primeira amostra.
Para controle do tratamento coleta-se apenas uma amostra.

Não esqueça de levar a requisição do médico, o pedido do exame.
Importante: O escarro é uma secreção viscosa de coloração esbranquiçada, esverdeada, amarela ou avermelhada quando tiver sangue. E a amostra adequada é o escarro e não a saliva.

Quando o paciente tem pouca secreção e não consegue expelir o escarro, neste caso a primeira e segunda amostras é feita a coleta por indução, nebulização com solução salina hipertônica a 3% durante no mínimo 5 e no máximo 10 minutos, depois basta seguir as orientações de coleta feitas anteriormente.

Depois de entregar o material no laboratório o exame será realizado no mesmo dia, lâminas com esfregaço de escarro serão coradas e analisadas ao microscópio para encontrar o bacilo BAAR, se encontrado o resultado será liberado positivo e a baciloscopia (quantidade de cruzes, quanto mais, maior o número de bacilos encontrados) ou então será negativo. Leve o resultado ao médico que solicitou para analisar e confrontar com as características clínicas do paciente e realizar o tratamento caso necessário.

Fonte: http://www.plugbr.net/exame-do-escarro-diagnostico-de-tuberculose-pesquisando-bacilos-de-koch-baar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário