terça-feira, 30 de abril de 2013

Sobre o Sumário de Urina

Basicamente a urina é composta por uréia e outras substâncias químicas inorgânicas (cloreto, sódio e potássio) e Orgânicas (creatinina e ácido úrico) diluídas em água.


Sempre colher a urina em recipiente limpo e seco, sendo para realizar urocultura (cultura de urina) coletar em frasco estéril.

Colocar uma etiqueta no frasco (não na tampa) com o nome do paciente, data e hora da coleta.

Levar ao laboratório o mais rápido possível, e não congelar a amostra.



Como coletar a urina:

Mulheres: De preferência no vaso sanitário, sentar com as pernas afastadas, fazer assepsia da vagina (lavar com água e sabão, enxaguar bem e secar) destampar o frasco estéril. Com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra segurar o frasco já destampado. Desprezar o primeiro jato (primeira porção da urina que sai). Colher a porção média no frasco estéril, urinando em jato para que a urina não escorra na região genital. Desprezar o restante da micção. Tampar o frasco imediatamente. Salvo casos graves evitar coletar em período menstrual.

Sobre o EPF (Exame Parasitológico de Fezes)

Para a coleta do exame parasitológico de fezes (EPF) geralmente os laboratórios ou o médico fornecem o pote coletor de fezes. Colher o material sobre um papel ou plástico e transferir para o pote com aquela colherzinha que vem dentro do pote é a melhor forma. Não utilizar laxantes ou supositório. Evitar contaminação com urina.



Em alguns casos, o médico pode pedir três (03) amostras colhidas em dias diferentes, para isso o laboratório fornece um frasco com o MIF (Merthiolate-Iodo-Formol) na dosagem correta, que serve para coletar as amostras e acondicioná-las o tempo necessário. Não congelar.O material deverá ser colhido mesmo apresentando-se diarréico, muco, pus ou sangue.

Exame do escarro – Diagnóstico de tuberculose


Coleta da amostra de escarro para exame laboratorial

Na rede SUS o paciente pode procurar o posto de saúde do bairro onde mora e fazer uma consulta com o médico e ele vai solicitar o exame, que poderá ser realizado no laboratório do próprio posto de saúde .

A coleta do escarro deve ser feita em um pote de boca larga, tampa rosqueável e ser de plástico transparente.

Quantas amostras de escarro devem ser coletadas para realização do exame diagnóstico?

Segundo as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, deve ser coletado duas amostras de escarro de cada paciente, aumentando as chances de obter um resultado positivo.

As amostras devem ser coletadas desta forma:

Primeira amostra coletada quando o paciente procura a rede de atendimento de saúde com sintomas respiratórios, assim garantimos a realização do exame laboratorial. Não é necessário estar em jejum.

Segunda amostra deve ser coletada na manhã do dia seguinte, assim que o paciente despertar. Essa amostra geralmente tem maior quantidade de bacilos.

domingo, 28 de abril de 2013

Lipidograma


  • O que é 
Conjunto de exames de sangue que inclui as dosagens de colesterol total, HDL, LDL, VLDL e Triglicerídeos e ainda os lipídios totais e quilomicrons, estes últimos transportadores de triglicerídeos fornecidos na alimentação. Útil para no diagnóstico, no tratamento e no acompanhamento das disfunções metabólicas dos lipídios (dislipidemias), frequentemente associadas a quadros de obesidade. 

  • Como é feito 

É coletada uma amostra de sangue da veia do braço.

  • Preparo

É necessário jejum de 12 a 14 horas.